terça-feira, 26 de março de 2013

CUIDADO!

Os seres vivos, como estudados hoje em dia, estão divididos em cinco reinos: Monera, Protoctista, Fungi, Plantae e Metazoa. Vamos apresentar aqui alguns dos perigos apresentados por dois desses reinos, o reino Monera, que representa as bactérias, e o reino Protista, que representa os protozoários.

MONERA: DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
Bactérias são sensíveis aos antibióticos, estes quando usados sob prescrição médica, constituem uma excelente arma contra doenças bacterianas. Essas doenças são transmitidas por gotículas de saliva, contato com alimento ou objeto contaminado ou por contato sexual. Considere algumas dessas patologias:

- Tuberculose
É causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), atacando os pulmões. O tratamento é frito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafias periódicas e melhoria dos padrões de vida das populações mais pobres.
- Lepra ou hanseníase
É transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) e causa lesões na pele e nas mucosas. Quando o tratamento é feito a tempo a recuperação é total.
- Difteria
Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (contra coqueluche) na forma de vacina tríplice.
- Coqueluche
Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca característica, causada pela bactéria Bordetela pertussis. O tratamento consiste em repouso, boa alimentação e, se o médico achar necessário, antibióticos e sedativos para tosse.
- Tétano
É produzido pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani), que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém nascido quando este é cortado por instrumentos não esterilizados. É uma doença perigosa, que pode levar o indivíduo à morte, sendo por isso obrigatória a vacinação. Cuidados médicos em casos de ferimentos profundos são essenciais. Pode ser necessária a aplicação do soro antitetânico.

MONERA: DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
Estes micro-organismos de vida livre estão presentes em muitos ambientes mas alguns levam vida parasitária causando doenças em animais, febre, cistos muito dolorosos e outros males em seus hospedeiros. Muitos protozoários causam doenças nos seres humanos e a outros animais vertebrados. Vejamos algumas das doenças causadas por esses diabinhos:

- Amebíase
se caracteriza pela manifestação de diarreias e, em casos mais graves, comprometimento de órgãos e tecidos. É responsável por cerca de 100000 mortes ao ano, em todo o mundo.
- Balantidiose
Com o desenvolvimento e multiplicação destes protozoários no hospedeiro, novos cistos são liberados ao meio ambiente através das suas fezes contaminadas. Os cistos são considerados como uma resistência às adversidades do meio.
- Doença de Chagas
O mal de Chagas, como também é chamado, é transmitido, principalmente, por um inseto conhecido popularmente como barbeiro. Este animal de hábito noturno se alimenta, exclusivamente, do sangue de animais vertebrados.
- Giardíase
Infecçãointestinal que ocorre mais frequentemente em locais onde as condições sanitárias e de higiene são precárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário